Entrevista no SEF: Relato de Experiência Pessoal

entrevista no sef

A entrevista no SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é a hora mais temida por todos. Infelizmente, nunca se sabe o que esperar dela. Cada sede é diferente. O humor dos funcionários muda e, por incrível que pareça, os documentos solicitados também.


SAIBA MAIS

Custo de Vida em Portugal

SEF: o que é e como se legalizar em Portugal?


A nossa experiência foi no SEF de Setúbal. Conseguimos marcar para quatro meses após a nossa chegada em Portugal. Tínhamos dois agendamentos: 10h30 e 11h. Chegamos por volta das 10h10, falamos com o guarda que fica na entrada e ele nos deu uma senha (ou seja, não interessa o horário que foi agendado, o atendimento é por ordem de chegada).

Esperamos uns 30 minutos e fomos chamado para a primeira parte: a triagem. Importante: como íamos pedir a autorização de residência e o reagrupamento familiar, recebemos uma senha cada um, mas na hora da triagem fomos juntos entregar os documentos. Essa etapa é apenas para entregar o formulário que você terá que preencher na hora e para ter certeza de que você não esqueceu nenhum documento. Não precisamos entregar nenhuma cópia e nem a foto 3×4, apenas os documentos originais. Mas isso depende da sede para a qual você for encaminhado. Na dúvida, recomendamos levar tudo o que poderá ser pedido. Melhor levar a mais do que faltar e você perder o agendamento, né?

Depois da triagem, pedimos ao guarda da entrada uma outra senha (uma para cada), específica para a autorização de residência. Demorou três horas para sermos chamados. Ainda bem que levamos o computador e conseguimos trabalhar enquanto esperávamos. Ah, e deu tempo de almoçar bem tranquilo também!


SAIBA MAIS

Certidão de Antecedentes Criminais: como obter?

Convenção de Haia: o que é apostilar um documento?


Quando chamaram a nossa senha, nos dirigimos ao balcão, mas pediram para que eu aguardasse a próxima senha, pois, mesmo o pedido sendo junto, seria mais rápido fazer o atendimento separado. Não demorou dois minutos e eu fui atendida. O processo é super tranquilo. Eles demoram porque é realmente muita informação para colocar no sistema. A senhora que me atendeu perguntou o que eu estava fazendo em Portugal. Respondi e disse também que meu marido estava no guichê ao lado. Pronto. Ela fez cópia de todos os documentos (o que faltava ela ia ao guichê que estava o Lucas e pedia à atendente). As fotos, especificamente nesse SEF, são tiradas na hora, e a assinatura é eletrônica. O atendimento demorou uns 30 minutos e depois era só esperar ser chamado para pagar.

O processo todo demorou quatro horas. É preciso ter paciência e levar algo para passar o tempo.

Cada pedido custou 38€ (valor para membros de países de língua portuguesa) e mais 8€ para receber o cartão em casa (escolhemos essa opção pois era mais barato do que ir até Setúbal buscá-lo). O prazo dado foi de duas a três semanas. O cartão do Lucas chegou em duas semanas, o meu não.


SAIBA MAIS

Visto para Portugal: saiba quais são os principais tipos

Dirigir em Portugal: Troca da CNH pela Carta de Condução Portuguesa


Já tinha passado mais de 1 mês e nada de chegar o meu cartão. Liguei várias vezes e nunca tinham informação disponível. Um dia recebi uma ligação do SEF de Setúbal dizendo que eles haviam perdido alguns documentos, e que eu precisaria voltar lá para atualizar o processo. Por sorte eu consegui voltar no dia seguinte e resolver tudo. Já ouvimos mais de um relato sobre a perda de documentos por parte do SEF, então é sempre bom ficar de olho! Após essa confusão, recebi o cartão em 1 semana!

4 pensamentos

  1. Isabella Mércio disse:

    Olá, Isabel!
    É possível, em todos os postos, agendar com minutos de diferença, assim vocês podem ser atendidos ao mesmo tempo.

  2. Olá boa noite
    Parabéns pelo blog. Este mês estamos indo para solicitação de autorização de residência do meu esposo e reagrupamento familiar no caso, meu. No SEF Setúbal é possível agendar os dois ao mesmo tempo? Sabe em quais cidades isso também é feito? Obrigada

  3. Isabella Mércio disse:

    Olá, Vera! Ficamos muito felizes em ler o seu relato. Nosso objetivo é mesmo ajudar. Estamos atualizando o site, deixando os posts ainda mais completos.

    Estamos à disposição sempre!
    Um abraço,
    Isabella

  4. Encantada com os posts, muito bem escritos e com informações sempre úteis! Tenho 65 anos, sou brasileira, professora aposentada, e pretendo mudar-me para Portugal. Assim, o EasyPortugal tem sido de extrema importância neste período de coleta de dados e informações! Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.