No products in the cart.
3 min de leitura

Quando ouvimos a sigla pela primeira vez parece que um mundo novo e complicado se apresenta para nós: afinal, o que é NIF? Entenda tudo sobre o seu primeiro documento de identificação em terras portuguesa: o que é, para que serve e como e onde fazer a solicitação.

Saiba que o NIF é uma das primeiras coisas que você deve resolver quando chegar em Portugal, pois sem ele muitas outras coisas não podem ser resolvidas.

O que é NIF

NIF é a sigla para Número de Identificação Fiscal em Portugal, conhecido também como número do contribuinte.

É através dele que você ficará ligado ao órgão das Finanças e será responsabilizado pelos tributos no país. É através dele também que uma empresa é constituída a nível fiscal.

No entanto, para o caso das empresas, o NIF normalmente está associado ao Número de Identificação da Pessoa Coletiva, emitido pelo IRN, cabendo a essa entidade a atribuição do NIF da pessoa coletiva.

#DicaEasy

A título de exemplo, o NIF em Portugal é como o CPF, Cadastro de Pessoa Física, e o CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, no Brasil.

Morar em Portugal

Quer se mudar para Portugal? Sabemos que a burocracia pode ser complicada. O nosso serviço de consultoria auxilia você com o processo de mudança, a escolha do visto ideal e muito mais.

Para que serve o NIF

Agora você já sabe o que é NIF. Mas, além de ser necessário para manter a sua responsabilidade tributária, ele também tem outras finalidades.

Sem o NIF, não é possível, por exemplo:

Quem precisa fazer o NIF

Além dos nacionais portugueses, os estrangeiros residentes em Portugal e os estrangeiros que recebam rendimentos tributáveis em fonte portuguesa devem ter um Número de Identificação Fiscal.

Assim, todos aqueles que residem em Portugal ou que trabalham para o País devem ter um NIF.

Como e onde pedir o NIF

O pedido do NIF deve ser feito em uma sede das Finanças – Autoridade Tributária e Aduaneira. Qualquer uma.

Não há agendamento, então é melhor chegar o mais cedo que puder para evitar filas.

Documentos necessários para Estrangeiro Residente

  • Documento de identificação: pode ser o passaporte, título de residência ou equivalente, como o comprovante de agendamento da entrevista no SEF
  • Endereço de residência
  • Conta bancária (recomendável)

Documentos necessários para Estrangeiro Não Residente

  • Passaporte
  • Documento fiscal estrangeiro
  • Conta bancária estrangeira
  • Comprovativo de residência do país de origem

Além disso, os não residentes devem indicar um representante fiscal a partir de contrato, procuração ou apresentação presencial. Dessa forma, o domicílio fiscal de quem solicita o NIF será o mesmo do seu representante.

Representante fiscal: o que é isso?

O representante fiscal é uma pessoa designada para representar o contribuinte perante a Autoridade Tributária.

Isso é necessário porque o contribuinte não possui domicílio fiscal em Portugal, ficando o domicílio do representante vinculado a todas as notificações e correspondências emitidas pela Autoridade Tributária.

Igualmente, o representante fica responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias acessórias, como a declaração de imposto de renda e serviços.

Quem pode ser representante fiscal?

Qualquer pessoa residente em Portugal pode ser representante fiscal.

Quem precisa de representante fiscal?

Somente os estrangeiros não residentes precisam de representante fiscal.

#DicaEasy

Muitos estrangeiros com Visto de Residência (ou seja, residentes) acabam por pedir o NIF como não residentes por não possuírem ainda o Título de Residência. Com isso é exigido que apresentem um representante fiscal na hora da solicitação. Mesmo assim, não é em todas as sedes das Finanças que esse requisito é exigido.

Prazo de entrega e custo do NIF

O NIF é feito na hora e entregue em forma de papel. O custo é de 10,20€.

Agora que você já sabe o que é NIF, que tal saber o Passo a passo para conseguir a sua Autorização de Residência em Portugal?