O que é SEF e como se legalizar em Portugal?

logo-sef

 

Você sabe o que é SEF? Todo mundo que planeja morar em Portugal já deve ter ouvido falar dessa sigla. “É lá no SEF”, “Precisa ir no SEF”, “Tem que pedir no SEF”, “Faz o agendamento no SEF”. Mas, afinal, o que é SEF e o que ele tem a ver com você se legalizar em Portugal?

Vamos explicar tudo o que você precisa saber e, de quebra, dar algumas dicas para lidar melhor com o famoso SEF.


SAIBA MAIS

Custo de Vida em Portugal

Visto para Portugal: saiba quais são os principais tipos


O que é SEF?

O SEF  Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é o órgão de polícia responsável pela regularização de imigrantes em todos os aspectos. Basicamente, tudo o que diz respeito à sua questão legal precisa passar pelo SEF em Portugal.

Alguns exemplos:

  • Se você fez escala em outro aeroporto europeu antes de chegar em Portugal, você precisa notificar o SEF que você está no País. Você tem até 3 dias após a sua chegada para fazer isso. Normalmente, se você fica hospedado em hotel, eles mesmos notificam o órgão – isso porque são obrigados. Mas, não custa nada perguntar na recepção e, se for necessário, fazer você mesmo a ligação.
  • Se você quer pedir a prorrogação do visto de turista. Para brasileiros, ele vale por 3 meses e você pode renovar por mais 3.
  • Se você precisa agendar pela primeira vez (apresentar uma manifestação de interesse) ou renovar o seu pedido de residência.

Tudo que envolva você se legalizar em Portugal passa obrigatoriamente pelo SEF.

Existem postos do SEF em praticamente todas as cidades, mas, dependendo do assunto, você também pode tratar em uma Loja do Cidadão – desde que ela ofereça esse serviço.

Nem todas as Lojas do Cidadão oferecem os mesmos serviços, então verifique antes de sair de casa se o endereço que você pesquisou atende às suas necessidades.


SAIBA MAIS

Passo a passo para conseguir a sua Autorização de Residência em Portugal

Dirigir em Portugal: Troca da CNH pela Carta de Condução Portuguesa


Como fazer o seu agendamento no SEF?

O maior problema de todos os imigrantes é conseguir o famoso agendamento no SEF. O agendamento da sua entrevista serve para que você possa entregar toda a papelada que garante sua estadia legal no país. Existem duas maneiras de fazer o seu agendamento:

Pelo telefone

Você pode ligar para o 808 202 653 (rede fixa) ou para o 808 962 690 (rede móvel). É preciso ter créditos no celular e muita paciência, pois o tempo mínimo que já ficamos a esperar foi de 20 minutos. Há quem espere mais de 1h. Eles vão atender, mas você precisa esperar!

Pela internet

A partir de 2018 começou a funcionar o agendamento através do site. Porém, só é válido para renovações e prorrogação de visto. É preciso anexar sua documentação já na hora do pedido e também levá-la pessoalmente no dia da sua entrevista.

Não podemos garantir 100% o funcionamento, pois fizemos a nossa marcação por telefone.


SAIBA MAIS

Cidadania Portuguesa: quem tem direito?

Certidão de Antecedentes Criminais: como obter?


Dicas para lidar com o SEF

A palavra-chave para lidar com o SEF é organização. Por isso, aí vão algumas dicas cruciais:

1 – Assim que você estiver em posse do seu visto, faça a sua marcação. É a primeira coisa que você deve fazer, mesmo sem estar em Portugal (válido apenas para visto de estada temporária). Se você for morar em Lisboa ou no Porto, pode demorar até 1 ano para conseguir o agendamento, então não perca tempo!

2 – Após ter a data da sua entrevista agendada (você receberá um e-mail com os dados), separe todos os documentos necessários e revise quantas vezes forem necessárias.

Convenção de Haia: o que é apostilar um documento?

3 – Quando estiver na dúvida se é preciso levar ou não um determinado documento, opte por levar. Algumas sedes não pedem cópia dos documentos originais e nem fotografia, mas você nunca sabe quando as exigências podem mudar (já aprendemos que por aqui é sempre melhor prevenir). Então, leve cópia de todos os documentos e fotos tipo passe (3×4).

4 – Imprima o e-mail com os dados da sua marcação. Ele vale como comprovante da sua estada legal no país, caso a data da sua entrevista no SEF seja após o vencimento do seu visto.

5 – No dia da sua entrevista desmarque todos os seus compromissos (se já estiver trabalhando, o SEF emite um atestado dizendo que você estava lá).

6 – Chegue um pouco antes do horário agendado, pois, mesmo com a marcação, você precisa retirar uma senha (eles não seguem os horários agendados). A espera vai ser longa e você não vai ser atendido nem perto do horário marcado. Mas vai dar tudo certo!


SAIBA MAIS

Entrevista no SEF: Relato de Experiência Pessoal


Seja sempre honesto com o atendente do SEF. Não vale a pena estragar a sua estadia em Portugal por uma mentira, certo?

Agora você já sabe como lidar com toda a burocracia. Seguindo esse passo a passo não tem como dar errado!

3 pensamentos

  1. Os telefones não funcionam mais, acredita? Quando se liga, eles informam que não podem atender rsrs.

  2. Isabella Mércio disse:

    Olá, Helio! Muito obrigada pelo seu comentário. O site agora já libera a marcação dependendo do seu tipo de visto. Mas para renovação e prorrogação de visto, sabemos que ele funciona 100%.

  3. HELIO COELHO JUNIOR disse:

    Ola , ótimas dicas , mas ainda estou em duvida , a marcação através do site pode ser feita apos eu pegar o visto aqui no consulado no Brasil , ou serve apenas para a renovação da AR já em portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.