Serra da Arrábida: por que você não pode deixar de visitar

Se você já visitou o sul de Portugal certamente já ouviu falar da Serra da Arrábida. Estamos descobrindo aos poucos as praias lindíssimas do País, e o Sul é especialmente abençoado. Já falamos um pouco do Algarve, da Costa Alentejana e de Sesimbra e chegou a hora da Serra da Arrábida.

O pequeno paraíso chamado Serra da Arrábida

A Serra está integrada ao Parque Natural da Arrábida. O Parque não possui só a praia mais bonita da Europa, eleita pelo European Best Destinations (2017), Galapinhos. Possui também outras praias igualmente bonitas, águas cristalinas, areia fina e clara, e muito, mas muito verde em volta.

Outras paradas imperdíveis são a Praia de Galapos, da Figueirinha e do Portinho da Arrábida, que ficam lado a lado.

Neste post as fotos falam muito mais do que qualquer conteúdo. Se você mora ou está de visita a Portugal, não perca tempo e vá logo fazer essa visita!

serra da arrabida

Água Fria!
O ponto fraco atinge também quase a totalidade da costa portuguesa, a água, que apesar de ser cristalina, é geladíssima. Mas nada de desanimar, o mergulho vale muito a pena e aconselhamos o snorkeling.

Essa é uma viagem que pode ser feita em 1 dia, como a nossa, ou durar mais tempo, para aproveitar bem as praias e relaxar um pouco. Há hotéis fazenda dentro do Parque ou você pode optar por se hospedar em Sesimbra ou Setúbal.

Quanto ao caminho até o Parque, saiba que é um pouco complexo, o que dificulta a vida daqueles que pretendem ir de transporte público. De carro é tudo muito tranquilo e o passeio é ótimo.

Figueirinha

É a primeira praia de quem parte de Setúbal e a última de quem inicia o passeio por Sesimbra. De todas as praias do Parque, é aquela que tem a maior estrutura, extensão de mar e faixa de areia. Há parada de ônibus, restaurante, banheiros e estacionamento para carros. A praia é lindíssima como as demais e foi a que encontramos maior sossego e silêncio.

serra da arrabida

serra da arrabida

Galapos e Galapinhos

As duas praias estão lado a lado. Como ficam em uma parte mais alta da Serra da Arrábida, a vista do alto das praias é tão bonita quanto as praias em si. Para chegar até elas, há uma trilha com escadas de nível médio. Os carros podem ser estacionados lá em cima.

Não há qualquer estrutura por perto, como banheiros ou restaurante. Por isso, se for passar o dia, leve água e comidas leves.

praia de galapinhos a mais bonita da europa

Portinho da Arrábida

Depois de passar pela beleza de Galapos e Galapinhos talvez tudo fique mais difícil. Você também pode se apaixonar pelo Portinho, mas talvez seja prudente visitar essa praia antes das outras. Caso queira almoçar pelo Parque, lá pode ser uma boa opção. Há restaurantes e lugar para estacionar o carro.

serra da arrabida

<

p style=”text-align: justify;”>

Como Chegar?

    • A12 de Lisboa para Setúbal, via Ponte Vasco da Gama;
    • A6 para Évora, Estremoz e fronteira do Caia (para Espanha);
    • A2 ligação a Lisboa e Norte pela ponte 25 de Abril;
    • EN 10 ligação a Lisboa por Azeitão, Quinta do Conde e Almada;
  • Pelo Sul, o acesso pode ser feito através da A2-IP1 ou EN 5.

No Parque, a estrada mais utilizada é a EN-379, ligando Palmela, Azeitão e Sesimbra.

#DicaEasy
Estenda a viagem até o Cabo Espichel. Falamos mais sobre ele neste post!